A Comissão Europeia está mais otimista e vê o Produto Interno Bruto português a crescer 5,8% este ano, o que significa uma revisão em alta face às anteriores projeções de 5,5% e fica bem acima das me
A Comissão Europeia está mais otimista e vê o Produto Interno Bruto português a crescer 5,8% este ano, o que significa uma revisão em alta face às anteriores projeções de 5,5% e fica bem acima das metas apontadas pelo Governo e pelo Banco de Portugal que apontam para um crescimento de 4,9%.
Paulo Rosa, economista do Banco Carregosa, lembra que “a guerra na Ucrânia influenciou negativamente as projeções económicas para a União Europeia, facto que forçou Bruxelas a rever em baixa o crescimento do PIB para 2022 e em alta a inflação, agudizando os receios de uma estagflação na Europa”, refere ao i.
Uma tendência que, segundo o mesmo, contraria as perspetivas para a Zona Euro “com um crescimento de apenas 2,7% este ano e 2,3% em 2023, enquanto que a inflação foi revista em alta para os 6,8% este ano, muito acima das previsões de fevereiro que apontavam para um aumento da taxa de inflação de ‘apenas’ 3,5%”.
“Apesar da Comissão Europeia ter revisto em alta o PIB português para 2022 em 3 décimas, de 5,5% para 5,8%, a aceleração da subida dos preços da energia e dos alimentos, desde o início da Ucrânia, levou a uma revisão em alta da inflação portuguesa para 4,4% em 2022.
Singapore Latest News, Singapore Headlines
Similar News:You can also read news stories similar to this one that we have collected from other news sources.
Portugal lidera o crescimento da UE em 2022 com subida de 5,8% do PIBO desempenho da economia nacional em contraciclo com o resto da Europa, onde o efeito da subida da inflação e impacto da guerra na Ucrânia está a provocar uma forte desaceleração. Bruxelas aponta para um crescimento de 2,7% este ano e 2,3% em 2023.
Read more »
FMI revê em alta crescimento do PIB português para 4,5% e inflação para 6%Crescimento deverá ser impulsionado pelo consumo privado, apoiado por uma normalização mais rápida da taxa de poupança das famílias, pelo investimento público, refletindo o Plano de Recuperação e Resiliência, e pelas exportações, com o turismo a atingir o nível pré-pandemia em 2023.
Read more »
FMI revê em alta PIB para 4,5% e inflação para 6% em 2022Tanto o PIB como a taxa de inflação sofrem revisões em alta. A equipa do FMI esteve em Portugal na semana passada para fazer uma avaliação ao país ao abrigo do Artigo IV.
Read more »
FMI revê PIB português em alta, mas mantém-se mais pessimista que BruxelasBem mais preocupado com os efeitos da pandemia e da guerra na economia portuguesa que a Comissão Europeia, FMI vê o PIB a crescer 4,5% este ano, com a inflação a chegar aos 6%.
Read more »